Divergent (Veronica Roth)

"Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene".
 Trilogia: Divergent
Título: Divergent
Autora: Veronica Roth
Páginas: 492
Editora: Rocco
Assunto: aventura, distopia, ficção científica e ação

Sinopse: Numa versão futurista da cidade estadunidense de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Ao dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos - e onde se encaixa em sua nova vida um romance com uma rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama... ou destruí-la.



Resenha: Hoje trouxe para vocês um livro maravilhoso! Sou suspeita em falar, afinal amo distopias, e esse é mais um livro distópico de minha coleção. O livro é contado pela personagem Beatrice ou simplesmente Tris, uma garota que vive numa cidade futurista, onde há cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. “— Trabalhando juntas, as cinco facções têm vivido em paz há anos, cada uma contribuindo com um diferente setor da sociedade. A Abnegação supriu nossa demanda por líderes altruístas no governo; a Franqueza providenciou líderes confiáveis e seguros no setor judiciário; a Erudição nos ofereceu professores e pesquisadores inteligentes; a Amizade no deu conselheiros e zeladores compreensivos; e a Audácia se encarrega de nossa proteção contra ameaças tanto internas quanto externas.”. Tris é protagonista e narradora, é filha de Andrew e Natalie Prior e tem um irmão mais velho, Caleb. É descrita no livro como uma garota baixa, de cabelo loiro e olhos azuis. Ela e sua família pertencem à Abnegação, a facção que valoriza o altruísmo acima de tudo, eles são forçados a rejeitar uma vida de vaidade e auto-indulgência, o foco de suas vidas estão em servir os outros em vez de si mesmos. Mas tudo isso pode mudar, afinal, aos dezesseis anos eles tem a escolha de continuar na mesma facção de seus familiares ou de mudar para outra que desejar, mas mudando para outra perdem totalmente o contato com sua família, e a facção escolhida passa a ser sua família, o lema é "facção antes do sangue".
Beatrice e seu irmão Caleb vão fazer um teste de aptidão para ver para qual facção deverão pertencer, mas no fim a escolha é deles. O teste é secreto, quem não fez ainda não pode saber como é, e quem já fez tem que manter em segredo. Mas o teste de Tris guarda surpresas, ela é classificada como uma Divergent, ou seja, tem aptidão para mais de uma facção. A supervisora de seu teste diz que isso é extremamente perigoso e raro, e que é para ela guardar segredo e jamais contar a alguém, mas isso não será assim tão fácil.
No dia da escolha, Tris acaba indo para a Audácia, abandona sua família e parte para uma aventura sem limites. Muitos que mudam para essa facção acabam morrendo ou sendo deixados para trás, e começam a fazer parte dos sem-facção, que vive nas ruas e não tem possuem direitos.
Mas antes de ter certeza que pertencerá à facção escolhida, Tris precisa passar por testes, e eles podem revelar aquilo que ela menos deseja: que ela é uma Diverget. Começa então uma aventura para esconder essa sua condição, conseguir passar nos testes e pertencer de verdade à Audácia, descobrir o que significa ser Divergent e porque isso é tão perigoso, e descobrir mais sobre Quatro, um herói não tão bonzinho da Audácia.
Tris acaba se envolvendo num sistema onde descobre que todos na verdade são controlados, afinal como todo livro de distopia esse também tem o clamor social e político, e a garota se envolve numa trama para desmascarar e descobrir mais sobre os planos de sua facção.
A série foi comparada à The Hunger Games da autora Suzanne Collins e à The Maze Runner do autor James Dashner por ambas e tratarem de uma Distopia em um mundo futurístico. A saga tornou-se best-seller do The New York Times, alcançando o primeiro lugar entre os mais vendidos (Wikipedia).
Adorei o livro! A autora também é daquelas que adora matar um bom personagem, que faz suspense de tudo e que não sabemos se será revelado todos os segredos, mas isso fica para a resenha dos dois próximos livros da trilogia.

“Não tenho medo de morrer, mas quero morrer de outra maneira, de qualquer maneira, de qualquer outra maneira”.

30 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Fernanda Moraes disse... [Responder comentário]

Eu adoro distopias e Divergente é uma das minhas preferidas! Uma das coisas que mais gosto nessa é a forma como a sociedade é dividida. E a Tris é uma das minhas personagens preferidas, ainda mais depois que ela entra pra Audácia e conhece o Quatro!
Um personagem que não recebe muita atenção nesse livro mas que eu gosto muito é o Caleb, em Insurgente eu fico com muita raiva dele, mas me apeguei ao personagem... ainda mais depois da escolha do ator pra interpretar ele no filme! hahaha

Beijos.
http://viciosemtres.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Tbm é uma de minhas preferidas! Eu gostei do Caleb ni início, mas depois em Divergent msmo fiquei com raiva dele.. hahaha
E amoo o Quatro, acho ele durão ni início mas acho que tem coração mole hahaha
Eu vi tbm os atores e ameeei!
Beijo!

Julia Ruas disse... [Responder comentário]

Eu curti bastante Divergente, mas só da segunda vez que li. Na primeira eu achei bem monótono, na verdade. O que é estranho. Ainda não sei porque reli um livro que não tinha gostado muito, mas fico feliz que o fiz. haha
Adorei a resenha.
Beijos,
Livro de Unicórnios

Ingrid disse... [Responder comentário]

Li Divergente em 2 dias e ainda não li Insurgente porque quero compras os livros físicos e reler Divergente de tão perfeito que é ♥. Inclusive a última resenha que postei lá no blog é de Divergente!

:*
semgenero.blogspot.com.br

Lí Correia disse... [Responder comentário]

Resumindo Paty : A Veronica é mais uma das autoras-assassinas que amamos e odiamos *-*
Sósia! Acabo de confirmar mais uma suspeita : Também amo distopias <3
Já li Jogos Vorazes e A Seleção , duas séries distópicas que recomendo muito! E estou querendo muito ler Divergente ( ainda mais por causa que vai ter filme em 2014 ) e Legend , que é a que está nos topos das minhas ' aquisições mais desejadas '' e é bem diferente , até por isso me deixou intrigada . Conhece ?
A resenha ficou maravilhosa e eu já coloquei o seu banner na minha página de parceiros :)
Beijos!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Ler pela segunda vez sem ter gosado da primeira é estranho msmo hahaha mas acho que você fez isso para ter certeza se é era chato msmo né! kkkkk
Que bom que gostou da resenha, beeijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Eu tbm li em pouquíssimos dias! hahaha e realmente são perfeitos!
Vou lá ver sua resenha!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Esses autores assassinos que adoram nos ver sofrer! hahahha mas amamos ela! <3
Mai uma semelhança entre nós então sósia? hahaha acho que somos irmãs separadas na maternidade! kkkk
Nem me fale em A Seleção, quero muuuito ler! Jogos Vorazes nem tenho o que falar, é uma perfeição né! Eu já vi algumas resenhas sobre esse Legend, tbm me deixou um pouco intrigada, quando ler faz uma resenha falando o que achou, já que temos o msmo gosto se vc gostar eu tbm vou! hahaha
Ook, obrigada, vou colocar o seu aqui *-*
Beijo!

Lerissa Kunzler disse... [Responder comentário]

Olá, adorei sua resenha, me deixou ainda mais ansiosa para ler o livro! Queria muito lê-lo, mas eu não o encontrava em lugar algum, então valeu por disponibilizar o download!!! Adoro esse tipo de livros, então tenho certeza de que vou gostar da história!
Beijos, Lery. :D
http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

x- Tia Lê ~ disse... [Responder comentário]

Adoro essas resenhas, super bacanas.
Gostei do livro, tem bem o meu estilo !
E em 2014 estou ansiosa para ler vários livros, então
esse já é mais um das minhas listas literárias, haha ! *3* Já estou seguindo, poderia retribuir ?
Deixa seu comentário lá no blog também, obrigada.

leticiaencontraseucaminho.blogspot.com

Paula Lopes disse... [Responder comentário]

Eu ainda não li, e não conhecia. Mas adorei ler a resenha, gosto muito desse tema futurista. Uma ótima semana e um Natal abençoado, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou! *-*
O livro é realmente muito bom, se vc gosta desse gênero esse é o livro perfeito! hahaha
Os arquivos em PDF acho que estão bons, foi por ele que li, os livros estavam muito caros >.<
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

O livro é realmente muito bom! Leia ele sim, certeza q vc vai gostar!
Obrigada! Vou dar uma olhadinha no seu blog sim! *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada, que bom que gostou! *-*
Leia o livro sim, vc vai adorar, não tem como não gostar! hahaha
Um Natal abençoado p vc tbm, e uma linda semana!
Beijo!

Cat- Chan :3 disse... [Responder comentário]

Amei sua resenha,estou louca para ler a trilogia de Divergente,já está na minha lista,mas antes,eu ainda tenho que ler alguns que ganhei de Natal :33

Beijo e um queijo u3u
http://so-fluffyy.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Que bom que você gostou! *-*
É uma ótima trilogia, vc vai amar!
Beijo!

erika disse... [Responder comentário]

Nossa esse livro parece ser muito bom!!! eu nunca li uma distopia e acho a ideia muito interessante, pois é como ver o mundo de outra maneira... Eu adorei a facçoes, eu tbm nao saberia o que escolher kkk
seguindo...bjs

thereasonwebnovela.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

É muito bom sim! E para quem nunca leu distopias é um bom jeito de começar! hahaha
Eu tbm não saberia qual escolher, mas acho que escolheria a Audácia ou Erudição.. hahah uma nada haver com a outra né!
Beijo!

Roberta Reis disse... [Responder comentário]

amei sua resenha, quero mt ler divergent, amei seu blog tbm linda, olha se puder dar uma olhada no meu ( criei agora) amaria saber sua opniao.
http://estante-literaria.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

que bom que gostou da resenha! *-*
Pode deixar, vou ver ele sim! Beeijo!

Camila Solli disse... [Responder comentário]

Eu simplesmente amo Divergente! Preciso do filme agora!
Ótima resenha, parabens!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Tbm estou doida p ver o filme! Vai ser perfeito! *-*
Obrigada, que bom que gostou!
Beijo!

ludmillaneres disse... [Responder comentário]

Amei a resenha! Estou lendo o livro, em pdf mesmo, porque fiquei muito curiosa a respeito. A história prende bastante. Você escreveu muito bem. Parabéns!
Mal posso esperar pelo filme!
beijos
http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Eu li em pdf tbm! Fiquei curiosa assim como vc, e li em formato digital msmo e amei tbm!
Que bom que gostou, fico feliz! E tbm estou muuuuito ansiosa para ver o filme!
Beijo!

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

Parabéns pela leitura, resenha e opinião. Adorei!!!!
Quero muito ler essa série, vc me deixou mais ansiosa!!!
Beijos e feliz natal!!!


Leituras, vida e paixões!!!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada! Que bom que gostou! *-*
É realmente maravilhosa, não tem como não amar!
Beijo!

Aline disse... [Responder comentário]

Oie...
Confesso que estava doidinha para ler esse livro, e acredite, depois da sua resenha começo ele essa semana mesmo (ainda bem que existem livros PDF haha)
Acho que termino o "Em Chamas" hoje :) Feliz ano Novo.
Lerepoderviajar.blogspot.com

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Leia sim, não tem como se arrepender, ele é perfeito! *-*
Percebi que vc tbm ama distopias! hahaha
Feliz Ano Novo!

Sarah Rodrigues disse... [Responder comentário]

Eu li Divergente ano passado e simplesmente adorei. Mergulhei na história e quando vi, já estava folheando as última páginas.

É um ótimo livro e com ótima personagens. O que gostei também foi o fato de não ter um triângulo amoroso porque, particularmente, eu detesto! Aliás, já li a continuação e só melhora, a Veronica Roth fez um maravilhoso trabalho. Espero que ela não o desperdice em Allegiant/Convergente!

Beijos,
Sarah, do Blog http://adoravelsasarete.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Comigo também foi assim, parece que ele terminou tão rápido, de ão envolvente que a história é!
Adoro os personagens, e assim como vc, também odeio triângulo amoroso, acho clichê e enjoativo. Ainda não li a continuação, mas pretendo fazer isso ainda esse ano, me falaram que só melhora mesmo, não vejo como, já que achei Divergente perfeito! hahaha
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo