Anjos e Demônios (Dan Brown)

"Cada um de nós é um Deus, dissera Buda. Cada um de nós sabe tudo. Precisamos apenas abrir nossas mentes para escutar nossa sabedoria".
Título: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas: 464

Sinopse: Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.

"Um truque filosófico budista. Em vez de pedir à sua mente para procurar uma solução para um desafio potencialmente impossível, Vittoria pedia-lhe que apenas se lembrasse da solução. O pressuposto de que sabia a resposta criava a disposição mental de que a resposta deveria existir, eliminando assim o conceito paralisante de desesperança".

Resenha: esse livro é muuuuuuuito bom! Não tem como explicar em palavras os quanto Dan Brown é O cara! Vocês tem que ler esse livro, e com certeza não vão se arrepender!
Esse é o livro onde conhecemos Robert Langdon (ele é demais!), um professor de iconologia religiosa e história da arte de Harvard. Um certo dia acaba sendo acordado por Maximillian Kohler, o diretor do maior centro de investigação do mundo, pedindo para Robert ajudá-lo a desvendar um mistério: um de seus físicos e também padre católico, havia sido assassinado, e a única pista que tinham era que em seu peito estava marcada a palavra Iluminatti. Langdon logo parte para a Suíça, para ajudá-lo, afinal ele é perito em estudar a ordem dos Iluminatti.
Vittoria é filha adotiva de Leonardo, o homem assassinado, é um pouco estranho sim, afinal ele é um padre, mas a moça é adotiva, e também tem um motivo para isso que não revelarei hahaha
Leonardo e Vittoria estavam estudando a antimatéria, utilizando um acelerador de partículas (que existe de verdade e é incrível!). Essa antimatéria estava ligada à um sistema que a mantinha estável, mas se ela fosse retirada de lá, em 24h, quando a bateria acabasse, ela provocaria uma grande explosão, capaz de deixar um enorme buraco na Terra.
Aí você pode estar se perguntando porque alguém iria querer criar algo assim, como eu disse antes, o homem era um padre, e  do seu ponto de vista, isto provaria que Deus existe, sendo capaz de criar nova matéria e antimatéria da mesma forma que Deus criou o universo. Mas com o assassinato de Leonardo, a antimatéria foi roubada, e precisam encontrá-la antes que seja tarde demais.
Mas há muitos mistérios ao redor disso tudo: porque quem ela foi roubada? Qual o real motivo? Uma história incrível, que envolve os mistérios da Igreja Católica e a ordem dos Iluminatti, e que te prende do início ao fim!
Só tenho um conselho para vocês: quem for da Igreja Católica (como eu) ou quem for contra ela, ou de outra religião, leia sem medo, mas leia com uma coisa na sua cabeça: é uma história. Mesmo muitos dos lugares sendo reais, os rituais também e até alguns objetos e pesquisas sendo reais, não leve o livro como algo real, mesmo que às vezes pareça que Dan Brown te convenceu. Falo isso porque tem muitas coisas e histórias no livro que são mistérios, que até hoje ninguém sabe se são reais.
O livro além de contar a história em si, também conta muitos fatos da história real, afinal eles terão que buscar documentos da Igreja Católica e da Ordem dos Iluminatti para desvendar esse mistério. 
Vittoria é uma moça inteligente e corajosa, que quer a todo custo vingar a morte do pai, e não mede esforços para isso, e Langdon é um homem charmoso, bonitão e muito inteligente também! E o final do livro é surpreendente! É um dos melhores finais que já li em um livro, é fantástico! (sem mais).

"Cada um de nós é um Deus, dissera Buda. Cada um de nós sabe tudo. Precisamos apenas abrir nossas mentes para escutar nossa sabedoria"

Fatos Reais do livro:
- O CERN existe de fato e a sua sede realmente fica em Genebra.
- A energia das anti-partículas é real. As antipartículas são instáveis e podem liberar uma energia de 20 quilotons, a mesma energia da bomba atômica. Isso a torna muito perigosa.
- A fraternidade dos Illuminati realmente existiu e supostamente continua a existir até hoje. Era uma organização formada por intelectuais que discordavam das idéias da Igreja Católica e do Antigo Regime.

Erros no Livro:
Na discussão sobre a antimatéria, o livro sugere que a antimatéria pode ser produzida em quantidades úteis e prática e será uma fonte ilimitada de poder. O CERN tem contradito isto, notando que a antimatéria não pode ser usada como uma fonte de energia, porque é artificial. O CERN aponta outro erro no livro, que diz que o CERN é a organização que inventou a internet, quando, na verdade, Tim Berners-Lee e uma pequena equipe do CERN inventaram o hipertexto de transporte de protocolo que levou à World Wide Web, não a Internet, que foi projetada nos Estados Unidos pela DARPA. No entanto, o personagem Maximilian Kohler afirma apenas que CERN na verdade inventou a Web, e uma placa mais tarde repete esta afirmativa. 

Filme: Anjos e Demônios é um filme americano baseado no romance escrito por Dan Brown. O filme foi lançado mundialmente no dia 15 de maio de 2009, distribuído pela Sony, produzido por Brian Grazer e adaptado ao cinema por Akiva Goldsman


Elenco:
-Tom Hanks: Robert Langdon
-Ayelet ZurerVittoria Vetra
-Ewan McGregorCarmelengo Patrick McKenna (Carlo Ventresca no livro)
-Stellan Skarsgård: Comandante Maximilian Richter
-Armin Mueller-Stahl: Cardial Strauss
-Nikolaj Lie Kaas: O Assassino
-Thure Lindhardt: Lieutenant Chartrand

Boicote:
O L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, publicou um artigo, dizendo que a Igreja "não poderia aprovar" um filme tão problemático. O jornal de Turim La Stampa disse que o Vaticano iria em breve convocar um boicote contra o filme, ainda que no mesmo artigo o arcebispo Velasio De Paolis tenha advertido contra o "efeito bumerangue", que poderia chamar mais a atenção ao filme e até torná-lo mais popular. Produtores pediram permissão a autoridades da Igreja para filmar cenas de Anjos e Demônios no Vaticano, mas os pedidos foram negados. Membros da Igreja defenderam um boicote contra O Código da Vinci quando foi lançado em 2006, mas teve um efeito muito pequeno na popularidade do filme, baseado no best-seller de Dan Brown.

36 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Lila Silva disse... [Responder comentário]

Olá estou retribuindo sua visita, vi esse post e pensei "Nossa eu amo esse livro!" confesso que o filme eu não vi anda, mas o livro é ótimo, prende bastante o leitor do começo ao fim não é? Feliz 2014 e sucesso pra você e seu blog!!!!!

http://priscilila.blogspot.com.br/

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Não tem como não amar né? Todos os livros do Dan Brown são ótimos, mas esse de longe é meu preferido! hahaha
O filme é muito bom tbm, eu gostei bastante.
Obrigada, feliz ano novo e muito sucesso para seu blog tbm!
Beijo!

Mih Francielle disse... [Responder comentário]

Adoreii sua análise do livro. quantas informações que eu nem fazia i/deia sobre os acontecimentos verdadeiros. Dan Brown é mesmo fantástico, ele sabe como inovar e nos impressionar. Já li o Códido da Vinci e gostei muito, e também já assisti o filme Anjos e Demônios,quero muito ler o livro logo, fiz download!

Adorei o post!
Aproveito pra desejar um Feliz Ano Novo, cheio de novas realizações!
BJs bjs bjs Mih!
Paradise Books

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou! *-*
Tentei trazer mais informações, do q somente a resenha, espero ter conseguido! hahaha
Realmente, Dan Brown é muito bom! Já li todos os livros dele e são ótimos! Pode ler que vc não vai se arrepender!
Feliz Ano Novo para vc tbm! Cheio de de bençãos e livros! hahaha
Beijo!

Bruna Costabeber disse... [Responder comentário]

Olá tudo bem?
Te indiquei para uma tag/selo.
Espero que goste.
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html
Beijos

Samuel Rodrigues disse... [Responder comentário]

Haha, muitos amigos falam que este livro é ótimo! Um dia ainda irei ler ele. \o/

http://thesagasofworld.blogspot.com.br

Michelly Santos disse... [Responder comentário]

Não sei o que acontece comigo que não consigo me interessar elos livros do Dan Brown... :/ Vários amigos falam super bem e a sua resenha é empolgante, mas prefiro assistir aos filmes mesmo... hehe
Beeejo, Patricia!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Obrigada pela indicação! Já vou lá ver, *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

É realmente um ótimo livro! Leia sim, vc não vai se arrepender! *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Aaah que pena! Os livros são tão bons! E tbm tem muita diferença entre eles e os filmes, mas os filmes tbm são ótimos!
Quem sabe um dia vc não lê! hahaha
Beeijo!

Aline - Literalizando Sonhos disse... [Responder comentário]

Ainda não li esse, mas adoro Dan Brown. Ele é demais!!!
Ótima resenha!
Beijos

Aline
literalizandosonhos.blogspot.com.br

Tatah disse... [Responder comentário]

Eu adooooro esse livro! Acho que é um dos melhores do Dan Brown!
Ele é muito bom escritor, né? *o*

http://lovecardwritter.blogspot.com.br/

Luciana Pimenta disse... [Responder comentário]

Oie...
Tudo bom?
Eu AMO de paixão os livros do Dan... Sinceramente acho que as adaptações cinematográficas acho que são muito bem feitas além de tomarem cuidados para não fugirem do que está no livro...

Adorei seu blog... Já estou seguindo...
Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
Beijos
Relíquias da Lylu =D
http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Esse é um dos melhores dele, e realmente ele é demais! hahaha
Obrigada, que bom que gostou!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Dan Brown é demais né! hahaha esse é meu livro preferido dele.
Ele é um ótimo escritor! *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Oii! Tudo bem sim, e com vc?
Não tem como não amar o Dan Brown né? hahaha e as adaptações p o cinema tbm são ótimas, eles são bem fiéis ao livro e tomam cuidado para não fugirem dele como vc mesma disse.
Que bom que gostou, fico muito feliz! Pode deixar, vou visitar o seu sim!
Beijo!

Carol Waschburger disse... [Responder comentário]

Nunca li nem olhei o filme... Mas parece ser interessante! >.<

Controvérsias

Mari disse... [Responder comentário]

Eu tenho esse livro mas ainda não li, vou terminar o que estou agora e começar este.

http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br/

Leitora Online disse... [Responder comentário]

Anjos e Demônios parece ser muito bom! Sempre tive curiosidade pra ler, mas deixei pra lá.
A sua resenha está ótima, viu? Adorei você colocar os fatos reais e os erros do livro, ficou bem diferente e muito bem feito! Parabéns (:
O filme eu confesso que assisti metade e acabei não concluindo, então vou aproveitar as férias para terminá-lo!

Beijos,
Leitora Online

Camila Solli disse... [Responder comentário]

Olá, tudo bom?
Te indiquei para um selo/tag!
Entre e confira :)

http://quantaaudacia.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html

Thayná disse... [Responder comentário]

Ótima resenha!
Eu amo Dan Brown, os livros deles são incríveis, já lido quase todos, faltam dois. Quando tem o personagem Robert Langdon, aí que eu gosto mesmo, haha.
Beijos!
Monomaníacas por Livros

vitoriadg disse... [Responder comentário]

Oi! Te indiquei para uma tag lá no meu blog!
Me mande o link quando responder, quero muito ver suas respostas!
Beijo!
http://lonelyfireflies.blogspot.com.br/2014/01/selo-liebster-award.html#.UsbarNJDuNI

ludmillaneres disse... [Responder comentário]

Eu amo esse filme, mas ainda não li o livro. Acho que ele exige bastante atenção e, consequentemente, um tempo livre. Mas estou super afim, ainda mais depois da sua resenha.
http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

Kamila Silva disse... [Responder comentário]

Hey e aí? Esse livro é incrível. Te indiquei para um tag http://domingopassado.blogspot.com.br/2014/01/tag-conhecendo-blogueira-o.html :))

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Deveria fazer os dois! hahaha são ótimos, tanto o filme quanto o livro! *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Faça isso sim, vc não vai se arrepender, o livro é ótimo!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

É sim, na minha opinião esse é o melhor livro dele.
Obrigada, fico feliz que tenha gostado! É, eu tentei trazer além da resenha alguns fatos interessantes sobre ele.
Eu gostei bastante do filme, achei bem fiel ao livro, vc deveria terminá-lo para ver!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada pela indicação! Mas já tenho esse selinho aqui no blog. Mas obrigada por lembrar do BMB mesmo assim!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Realmente, os livros dele são perfeitos! hahaha
Eu já li todos e não me arrependi! Ainda mais quando tem o Robert, esses são os meus preferidos! *-*
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! Obrigada pela indicação, mas já tenho esse selinho aqui no blog. Mas agradeço por ter lembrado do BMB!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Isso é verdade, ele requer uma atenção há mais, pq cada detalhe é importante, mas são perfeitos os livros! Leia sim, não tem como se arrepender, aí depois me conta o que achou!
Beijo!

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Olá! É incrível mesmo! Obrigada pela indicação, mas já tenho esse selinho no meu blog, ainda assim obrigada por lembrar do BMB!
Beijo!

Sandra Alvarenga disse... [Responder comentário]

Amei seu blog e achei a resenha perfeita, bem completa.
Agora fiquei com mais vontade ainda de ler o livro.
Te convido tbm a curtir o Projeto Mãos Amigas.
Parabéns.

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Obrigada Sandra, que bom que gostou! *-*
Leia sim, vc não vai se arrepender! hahaha
Pode deixar, vou ver sobre o projeto!
Beijo

DuLapa disse... [Responder comentário]

Oi Patricia, parei aqui porque os posts do Sob a Redoma e do Dan Brown me chamaram atenção.
Anjos e Demônios é a melhor obra de Dan Brown!! Já li todos os livros dele, adoro a escrita e a forma como conduz o suspense, o jogo de enigmas e mistérios. Dan conseguiu envolver o leitor numa história que confunde ficção e realidade com um tema polêmico.
Quanto as comparações, cinema e literatura são artes distintas, com nichos de mercado diferentes, em meios de comunicação distintos, portanto, uma adaptação também tem outros objetivos. O filme deve ser analisado pelos critérios de um filme e não de um livro, então deve-se considerar fotografia, som, interpretação, efeitos especiais, só para citar alguns exemplos de variáveis que não encontramos num livro. Porém, é claro que o livro também possui seus critérios exclusivos.
Assim, acho um equívoco qualificar um filme de acordo com sua adaptação "literal" do livro.
O livro é um dos melhores que já li e o filme também é maravilhoso, Tom Hanks no papel de Robert Langdon é louvável!!
Parabéns pela resenha e pelo blog.

Abraços DuLapa.
Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

Patricia Martins Bueno disse... [Responder comentário]

Tbm acho a melhor obra dele! Amo o livro todo, e o que mais me surpreende são os enigmas e mistérios tbm. E o final dele? Achei impressionante! Acredito tbm que livros e filmes devem ser analisados de formas diferentes, mas um filme só é bom quando segue o estilo e a história do livro, não se desviando e sendo fiel ao livro, afinal acho que todos concordam que livros são sempre melhores que filmes, pelo menos até hje nunca vi ocorrer o oposto.
Tom Hanks ficou demais no papel do Langdon, acho que não poderiam ter arrumado ator melhor!
Obrigada!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo