Branca de Neve tem que Morrer - Nele Neuhaus

"Antes que ela pudesse terminar a pergunta, Thies desapareceu na escuridão nebulosa. Amelie olhou para ele e balançou a cabeça. Ela não estava entendendo nada do comportamento estranho do amigo. Mas era preciso aceitar Thies do jeito que ele era".

Título: Branca de Neve tem que Morrer
Autora: Nele Neuhaus
Editora: Jangada
Ano: 2012
Páginas: 472

Sinopse: Thriller revelação do ano na Alemanha com mais de 1 milhão de exemplares vendidos. Numa noite chuvosa de novembro, Rita Cramer é empurrada de uma passarela e cai em cima de um carro em movimento. Pia e Bodenstein, da delegacia de homicídios, têm um suspeito: Manfred Wagner. Onze anos antes, a filha de Manfred desaparecera, sem deixar pistas, e um processo baseado em provas circunstanciais condenou Tobias, filho de Rita Cramer, a dez anos de prisão. Logo após cumprir a pena, Tobias retorna à sua cidade natal e, repentinamente, outra garota desaparece. Os acontecimentos do passado parecem repetir-se de maneira funesta. Pia e Bodenstein se deparam com um muro de silêncio. As investigações transformam-se numa corrida contra o tempo, iniciando uma verdadeira caça às bruxas. 


Resenha: acho que nunca tinha lido um livro de uma escritora alemã, e confesso que quando li a sinopse simplesmente me apaixonei, parecia uma história bem promissora com tudo para dar certo e ser perfeita. Para começar fiquei um pouco desapontada com uma coisa, na sinopse diz que começa "uma verdadeira caça as bruxas" e levei isso ao pé da letra, tipo, assassinato e com envolvimento de bruxas? Perfeito! Mas não foi bem assim, está mais para uma metáfora, então não leve essa frase muito a sério.
Comecei a ler e logo no início confundi todo mundo, não sei de onde essa autora me tirou esses nomes, mas afinal são alemães então não são nem um pouco fáceis de se ler, muito menos de pronunciar (nem tentem fazer isso). 
O começo me desapontou um pouco, para falar a verdade nem sei porque, só achei a história um pouco parada. Tobias ficou 10 anos preso por ter sido acusado de assassinar duas garotas das quais nunca foram encontrados os corpos e Tobias diz não se lembrar de nada daquela noite, teve um lapso de memória, mas dez anos se passaram e ele volta ao mesmo vilarejo onde morava antes e onde as garotas e seus familiares também viviam, gerando uma revolta geral por ter a cara de pau de voltar aquele lugar.
Na sinopse diz que outra garota desaparece, trazendo à tona tudo o que aconteceu há dez anos, mas isso demora muito para acontecer, até a parte em que outra garota desaparece acontece muitos fatos que vão gerar dúvidas sobre a acusação de Tobias.
Um fato interessante é que os capítulos são separados por dias, e a história toda dura um mês (mas parece que é bem mais!). O título também me deixou curiosa para descobrir o porque daquilo, e não é nada demais, uma das meninas que foi morta se chamava Stefanie e como ela ia representar o papel de Branca de Neve por se assemelhar muito a ela, ficou conhecida assim após sua morte.
Mais ou menos na metade do livro começamos a perceber que tem algo errado naquela história toda e que era algo grande, e realmente o final não decepciona, é incrível a capacidade dos habitantes da cidade conseguir esconder tantos fatos tão bem ao ponto de enganar a polícia.
O que achei interessante na história, é que por ser um suspense policial, pensei que a história toda seria focada nisso, mas não, além de trazer os fatos dos crimes, suspeitas e a investigação da polícia, a autora ainda conseguiu colocar no meio disso tudo a história familiar dos personagens, seus problemas e aflições pessoais, o que melhorou ainda mais a história.
Chega um momento que é praticamente impossível parar a leitura, parece que os pontos começam a se encaixar e você só consegue pensar "não acredito que ele fez isso!", e o final é realmente inesperado. Não foi fácil deduzir o final, a autora consegue muito bem camuflar os pontos certos e te deixar na expectativa do que vai acontecer e de quem está por trás de tudo aquilo. Por conta disso super recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de um bom suspense policial.

"Em Altenhain, naquele vilarejo idílico, que ela havia considerado tão monótono e ermo, viviam monstros impiedosos e brutais, camuflados por máscaras de ingenuidade tacanha".

22 comentários. Clique aqui para comentar também.:

Unknown disse... [Responder comentário]

eu não sou uma das maiores fãs de livros policiais, mas acho que me arriscaria na leitura desse livro.

Seguindo o Coelho Branco

Rafaela Hübner disse... [Responder comentário]

Oi, td bom?

Vim te visitar através do recado que vc me deixou no skoob. Estou com vontade de ler mesmo esse livro, adoro livros com finais surpreendentes. Outra coisa que eu também gosto nele é por ser alemão e não britânico/americano, acredito que é diferente do que eu estou acostumada. Eu li Boneco de Neve do Jo Nesbo, no ano passado, não me recordo a nacionalidade dele, mas é diferente também e eu amei o livro e as diferenças culturais que ele trouxe ;)

Estou seguindo o seu blog!
Beijão
Arrastando as Alpargatas

Inês Gabriela A. disse... [Responder comentário]

Também acho que nunca li nada de uma escritora alemã e tenho um fraco por releituras e livros da Jangada. Tenho vontade de ler o livro e ver o que acho da história!

memorias-de-leitura.blogspot.com

Pâm Possani disse... [Responder comentário]

Eu vi esses dias o título do livro e confesso que me surpreendi mas não tinha lido nada sobre o livro. Autora alemã, ai meu Deus! Esses nomes deixam a gente doida, mas esse livro parece ser mesmo do tipo que te deixa meio doida rsrs Eu li um livro da Jangada e me apaixonei pela editora kkk
Tobias tobias... Adorei sua resenha, acho que leria sim ,depois dela haha
também amei a mediadora <3
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com

Aline Coelho disse... [Responder comentário]

O blogger está me zoando =\ ontem escrevi um comentário para vc e pelo visto não foi salvo. Mas enfim vou comentar novamente pq vc merece.

Comprei esse livro na bienal passada de SP no stand da editora e o pessoal de marketing meio que me orientou sobre o enredo, então comecei a leitura consciente que o título não tinha muito a ver com o enredo que era só um detalhe.
Também tive dificuldade com os nomes dos lugares e personagens, mas qnd isso acontece costumo relaxar e leio só as primeiras letras, meio que crio uns apelidos.

Achei interessante os temas abordados pela autora, assim pude refletir por exemplo sobre como seria a vida de um homem inocente que foi condenado a anos de cadeia e mesmo após comprir sua pena não tem oportunidade de voltar para sua cidade e recomeçar, como uma cidade consegue massacrar a família desse homem e como não o deixarão esquecer o passado.
E o melhor foram as reviravoltas e o final dado pela autora. Cheguei perto de acertar o verdadeiro culpado, mas não consegui.
Para mim a principal mensagem foi perceber que nada é o que parece e que não adianta esconder a verdade pq uma hora ela aparece. Enfim acho que esse livro deveria ser lido por todos que gostam de dramas e suspense.

Parabéns pela leitura e pela resenha!!!!

Leituras, vida e paixões!!!!

Letícia Marques disse... [Responder comentário]

Vou ser bem sincera o livro não me chamou nenhum pouco a atenção, acho que é porque não é muito o meu estilo de leitura. Apesar disso, depois que eu li a resenha fiquei com uma leve curiosidade, então quem sabe eu não leia futuramente?
PS.: Acho que eu também nunca li um livro de algum escritor alemão kk
Beijos

livroscomchadastres.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Amo suspense policial!
Gostei muito da tua resenha e fiquei super interessada no livro!
Não conhecia, mas vou procurar pra comprar ^^
Um beijão

Lara - Magia Literária
http://www.magialiteraria.com/

Alessandra Salvia disse... [Responder comentário]

Gostei muito da dica, entrou para a minha lista do 'vou ler' *---*
Adorei seu blog, comecei a seguir!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

LUDMILLA NERES disse... [Responder comentário]

Eu estava achando que era uma releitura uahauhauahua
Faz tempo que não leio mistérios, não animei muito com a história. Mas fiquei curiosa... (o que é quase o mesmo que me animar). Vai entender... haha
http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

Unknown disse... [Responder comentário]

Oi Patricia,
Nunca li nenhum romance policial, nunca tive espirito para isso, mas eu me interessei por esse, adoro livro que me mantenho no suspense até praticamente no fim. ^^

Obrigada pela visita. =D

http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

Paula Lopes disse... [Responder comentário]

Ôpa, curti a resenha! Livro do jeito que eu gosto.
Tenha uma semana abençoada, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu também não sou muito fã, de vez um nunca leio algum, mas adorei esse!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Leia sim que você não vai se arrepender! É um pouco diferente mesmo por ser alemão, principalmente os nomes! hahaha
Não conheço esse livro, vou procurar saber mais sobre ele.
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

É esse não é bem uma releitura, na verdade a Branca de Neve não tem nada haver com a história, acho que o título é só para chamar a atenção mesmo, mas a história é muito boa mesmo, leia sim!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Realmente, você fica meio doida com ele, com os nomes e com os suspeitos. Acho que esse foi o primeiro que li da editora e amei!
Adorei o Tobias kkkkk não só o nome mas ele também é um personagem que parece muito bonito! kkkk
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Ele também faz isso comigo as vezes! kkkkk Mas que bom que você voltou para comentar novamente!
É então, eu comecei o livro pensando se tratar de uma releitura, mas não foi bem assim né. Os nomes são realmente bem complicadinhos né? Tbm sou assim, não entendo o nome, então invento um kkkk
No final tbm fiquei pensando nisso, em como Tobias se sentia sem saber a verdade sobre a história, sem saber se era ou não o assassino. E aqueles habitantes daquela cidade me deixou realmente nervosa, são realmente monstros! Eu tbm tentei acertar no final mas passei longe, é bem impactante mesmo.
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Tbm não é meu estilo de leitura, mas resolvi arriscar e não me arrependi, não foi um dos melhores que já li, mas é muito bom sim.
Leia sim, depois me diga o que achou!
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Não sou muito fã do gênero, mas já li alguns e todos que li acabei gostando, então resolvi arriscar nesse e não me arrependi.
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Leia sim, é um ótimo livro!
Obrigada, pode deixar que vou lá dar uma olhadinha no seu blog!
Biejo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Eu tbm achava que era uma releitura kkkk mas apesar disso o livro é muito bom! Quando quiser ler um livro um pouco diferente tá aí uma ótima opção.
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Quando tiver uma oportunidade leia esse então, não vai se arrepender! Realmente você fica no suspense até o fim, mesmo tentando adivinhar os culpados acho difícil acertar kkkkk
Beijo!

Patricia disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou! Fico muito feliz. Quando tiver oportunidade leia ele que não vai se arrepender!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Topo